#Quero Passarinhar: Quer conhecer um pouco mais de Minas Gerais?

Acho que por ter crescido tão pertinho da terra do queijo, sempre fui encantada por Minas Gerais. Na minha opinião, o estado mais aconchegante e com a melhor comida do Brasil! E a melhor cachaça tb, né? 🙂

E aí, pra apaixonar de vez: além da comida quentinha no fogão a lenha, Minas tem uma variedade incrível de aves e vida selvagem, além de paisagens encantadoras que vão te fazer pirar.

O que fica faltando? Alguém pra te guiar nesse cenário de filme que são as serras mineiras.

Bom, não falta mais! No último AVISTAR conheci o Edu Franco, um biólogo e guia ornitológico que vai te levar para um passeio encantador pelas paisagens de Minas.

Dá uma olhadinha aí embaixo no bate-papo que eu tive com o Edu sobre a sua paixão de guiar. E tem tb algumas fotos dele mesmo feitas nesses passeios.

Os contatos do Edu estão todos lá no final da entrevista. Então, se estiver por lá, já sabe quem chamar…

Eduardo Franco, 31 anos
Biólogo
Especialista em Comportamento Animal
MBA Administração de Projetos

 

Ju Diniz: Conta um pouquinho sobre sua experiência em guiar pessoas.

Edu Franco: Sou Observador de Aves desde 2008 e comecei a guiar em 2013, quando a amiga Cláudia Brasileiro perguntou se eu podia leva-la para fotografar o beija-flor-de-gravata-verde (Augastes scutatus). Aceitei o convite e acabei me apaixonando pela possibilidade de ajudar pessoas a conquistar sonhos e realizar experiências. Parece estranho, mas, perceber o brilho nos olhos das pessoas após enxergar aquela espécie pelo binóculo ou visualizar aquela foto perfeita no visor da câmera despertou em mim uma grande vontade de trabalhar com isso. Sabe aquela sensação que algumas pessoas têm no Natal de gostar mais de presentear do que ser presenteado? Talvez seja algo semelhante. Lembro-me muito bem de quase chorar junto com dois clientes australianos ao enxergarem, pela primeira vez na vida, um bando de tucanos (Ramphastos toco). Perceber que algo tão comum para mim poderia ser tão emocionante para outras pessoas foi fantástico. Desde então não consegui parar mais. Tenho me esforçado com muito carinho para desenvolver roteiros, passeios e cursos que proporcionem experiências marcantes para cada um dos meus clientes e alunos.

Blog Animal Chic 5

Ju Diniz: Por qual cenário vc leva o observador que está guiando?

Edu Franco: Sou mineiro e apaixonado pela terra do pão-de-queijo – obviamente também fissurado pelo próprio. Não troco nossa paisagem acidentada por nada nesse mundo. Minha especialidade é o Cerrado. Busquei ao longo desse período elencar locais e espécies que sejam únicas e que poderiam se tornar referências no cenário do birdwatching nacional. As Serras e os Campos Rupestres de MG possuem paisagem, flora e fauna tão singulares que se tornaram meu foco. Serra da Moeda, Serra do Caraça, Serra do Cipó… esses são os locais onde eu mais levo meus clientes. Apesar disso tenho buscado formar uma equipe de guias que estejam aptos a atuar em várias regiões do Estado. Acredito que devemos assumir, além das funções centrais, uma responsabilidade de impulsionar outros colegas que desejam atuar em campo, auxiliando assim a consolidar Minas e o Brasil como destinos fundamentais para o Turismo de Observação de Fauna.

Blog Animal Chic 3

Ju Diniz: Divide com a gente um momento emocionante.

Edu Franco: O momento mais emocionante até hoje foi, sem dúvida, no Parque Nacional da Serra da Canastra. Nunca fui no Parque Temático Americano mas acredito que a emoção que senti nesse local deve ser algo semelhante à uma criança entrando na Disney. Estava acompanhado de alguns dos melhores parceiros que tenho, Daniel, Luis Henrique e Paulo. Conheci uma das maiores quedas d’água do Brasil, a Casca D’Anta. Estive frente a frente com mamíferos como o tamanduá-bandeira e o veado-campeiro. Tive oportunidade de ver e fotografar inúmeras espécies de aves raras e ameaçadas e, para secar minhas glândulas lacrimais, um casal de pato-mergulhão (Mergus octosetaceus). Nunca antes na minha vida eu tive experiência tão fantástica aguardando para ver um passarinho. Foi incrível. Trata-se daquele tipo de entorpecente que você dificilmente consegue largar.

Blog Animal Chic 4

Ju Diniz: O que não pode faltar numa passarinhada?

Edu Franco: A partir do momento que estabeleci como objetivo profissional me tornar um guia de observação de natureza também defini qual política iria adotar como princípio: o mais importante em um roteiro não são os passarinhos e sim as pessoas. Preocupações logísticas, segurança, lista de lifers*… tudo isso é fundamental, mas o que realmente importa é fazer que o cliente se sinta acolhido. Fazer isso sendo mineiro é quase natural. Sou suspeito para falar, mas de fato desconheço outro local do mundo que receba tão bem as pessoas quanto nosso Estado. Entendo que a partir do momento que o guia consegue conquistar a empatia do cliente o restante se torna fácil e acaba fluindo com a eficiência e eficácia necessárias.

Blog Animal Chic 1

Ju Diniz: Qual é a ave que sempre te emociona?

A ave que sempre me emociona é a próxima. Não desenvolvo favoritismo nem prioridades. Aprendi com o amigo e cliente Luiz Ribenboim que cada novo momento com uma espécie é uma nova oportunidade para conhece-la melhor. Isso é fantástico! Não só espécies, mas também as paisagens. Apesar de visitar o mesmo local 2, 3 vezes por mês, ainda consigo me encantar mais ainda a cada novo passo pelas repetidas trilhas.

Blog Animal Chic 7

Ju Diniz: E conta pra gente o teu diferencial? Por que passarinhar contigo?

Edu Franco: Entusiasmo. Apesar de estar 100% do tempo ansioso para que os resultados sejam os esperados pelos clientes, sempre procuro mostrar entusiasmo. Como eu disse anteriormente, um clima legal facilita todo o resto. Tento transmitir para as pessoas a mesma paixão que tenho pelo o que eu faço e principalmente por como eu faço. Semana passada tive um super desafio de falar sobre Turismo de Natureza para uma turma de Graduação Tecnológica em Radiologia. Nunca antes me deparei com um público tão diferente. Ao começar a palestra senti em todos os presentes aquele sentimento de: o que esse sujeito está fazendo aqui? Da mesma forma como alimento minhas atividades, tentei passar para os ouvintes o meu entusiasmo a cada nova experiências e como que alcançar os desafios e metas resulta em um prazer único para cada um dos praticantes dessa atividade tão específica. De alguma forma consegui meu objetivo. Fiz, em apenas 60 minutos com que cerca de 30 pessoas, que nunca tinham ouvido falar sobre observação de aves, se encantassem. Talvez porque passarinhos por si só já seja encantador. Mas acredito que mostrar carinho pelo o que faz é ferramenta certa para sensibilizar o próximo.

Blog Animal Chic 6

Ju Diniz: Deixa uma mensagem pra gente aqui. 

Edu Franco: Turismo de Natureza e Observação de Aves são atividades fascinantes e as possibilidades transdisciplinares são infinitas. Quanto mais conseguirmos atingir mais pessoas, das mais diversas áreas, com nosso estilo de vida, mais as pessoas vão se encantar e se preocupar com o meio que nos circunda. Não conheço nada tão potente quanto o Turismo de Natureza para sensibilizar pessoas. Dessa forma aproveito para parabenizar a você Juliana e ao Blog Animal Chic por conseguir levar nossos passarinhos para o mundo da moda e para pessoas que talvez nunca teriam a oportunidade de conhecer o que fazemos. Obrigado pelo convite!

Blog Animal Chic 2

Edu, Eu é que agradeço por participar. E quem sabe não estaremos juntos aí na terrinha mineira pra conhecer um pouco mais dessa paisagem, né?

Se vc se interessou e quer saber um pouco mais sobre o trabalho do Edu, é só entrar em contato:

SITE: www.destinosmg.com.br
EMAIL: eduardofranco@destinosmg.com.br
WHATS APP: +55 31 9 9341 3584

Beijos, Ju Diniz

*Lifer – espécie nunca observada/fotografada pelo observador de aves.

Anúncios

#Passarinhei – Quete na Pousada Bicho do Mato

Quando estive na Pousada Bicho do Mato, em Gonçalves/MG, no último mês (contei AQUI), eu encontrei algumas aves que nunca tinha visto antes.

No universo “passarinheiro”, nós chamamos isso de Lifer: encontra ou registrar uma ave que nunca tínhamos visto antes.

É sempre gostoso encontrar um Lifer. É a diversidade da Natureza se mostrando para nós.

Mas é lógico que minha paixão pelas aves e por animais em geral não se baseia em encontrar apenas novas espécies. Essa paixão se expressa diariamente, ao encontrar qualquer Bem-te-vi cantando de forma incrível bem em frente a janela do meu quarto.

Mas vamos lá… uma das aves que encontrei pela primeira vez foi o Quete. É uma ave comum em florestas de altitude, bosques de pinheiros. Por isso estava no lugar perfeito para encontrá-la: na Pousada Bicho do Mato que fica no alto de uma montanha de Gonçalves.

O legal é que eu nem precisei me esforçar muito pra registrar essa ave. A foto foi feita no comedouro da própria pousada.

DSCN0665

DSCN0667

DSCN0673 DSCN0666

Beijos, Ju Diniz

 

Registro de Março/15.

Diário de fim de semana: um lugar para se inspirar!

Não há nada melhor do que começar a segunda-feira depois de um fim de semana delicioso na companhia de pessoas queridas em um lugar simplesmente incrível, concordam?

Vou contar para vocês um pouco de como foi o meu fim de semana… pra inspirar e deixar vcs com vontade de conhecer esse lugar super bacana.

Eu já tinha falado AQUI que eu tinha muita vontade de conhecer a Pousada Bicho do Mato, em Gonçalves/MG, lembram? Pois então, conseguimos – meu marido e eu – reunir alguns amigos queridos para conhecer o lugar e toda a sua paisagem.

Na sexta-feira saímos de SP. Mesmo com a chuva bem forte, a viagem foi tranquila. Saímos de SP e seguimos pela Rod. Carvalho Pinto, que é uma estrada bastante segura. Mesmo as estradas mais próximas de Gonçalves, embora menores e mais cheias de curva, são seguras e bem sinalizadas.

Chegamos e fomos super bem recepcionados pela equipe da Pousada Bicho do Mato! E eu confesso: eu sou extremamente exigente com relação à atendimento! Acho que o carinho da equipe pode fazer toda a diferença em uma prestação de serviço! E eu fiquei surpreendida.

Fomos recebidos como se fôssemos amigos de longa data de todos lá, inclusive pela Isabel, proprietária da pousada.

Chegamos e já começamos a nos divertir… antes mesmo de ir para o nosso chalé, passamos horas com os amigos no Restaurante Sauá que fica dentro da pousada. Sob o cuidado do Chef Ricardo, nós curtimos um jantar magnífico! Não tirei fotos nesse dia. Meu celular ficou sem bateria… 😦

Depois de muito papo e risada com os amigos, fomos para nosso chalé. Mais uma surpresa agradável: um lugar gostoso, aconchegante, com um ofurô delicioso e uma cama bem macia. E, lógico: uma lareira para deixar a noite gelada da montanha mais quentinha e romântica. Nós ficamos no Chalé Tucano.

Blog Animal Chic 3

Blog Animal Chic 11

Blog Animal Chic 13

No sábado, acordamos e seguimos para o café da manhã. Que banquete! Vários pães caseiros, frutas, queijo, bolos… tudo muito gostoso! Uma coisa que achei muito legal: o café da manhã era servido no restaurante, ao lado do fogão à lenha. Além de deixar o ambiente bem quentinho, em cima do fogão tinha uma chapa onde cada hóspede podia preparar seu lanche. Ovo frito, queijo quente… delicia!

Foi preciso muita coragem para levantar dali, viu?

Blog Animal Chic

Blog Animal Chic 6

Blog Animal Chic 7

Em seguida, saímos para uma passarinhada numa trilha da pousada. Isso é muito bacana tb! A Isabel é uma passarinheira e, por isso, já deixa no site uma lista das espécies que encontraremos por lá. Bacana, né? Assim, a gente já pode chegar lá preparada para passarinhar… E a trilha é muito agradável, linda, cheia de aves…

Eu não consegui curtir tanto as passarinhadas pq a gravidez já me deixa bem cansada. Minha barriga já está pesada…

Mas consegui alguns cliques bem legais de aves que eu nunca tinha visto antes. Foi muito gostoso!

Blog Animal Chic 1

Blog Animal Chic 4

Blog Animal Chic 1

Blog Animal Chic 3

Na hora do almoço, fomos conhecer Gonçalves, uma cidadezinha de cerca de 4 mil habitantes. Nós estávamos procurando um almoço caipira, tipicamente mineiro, e paramos no Restaurante do Deméter. Era exatamente o que precisávamos! Bolinho de arroz, tutu de feijão, arroz-carreteiro, purê de batata com leite de coco, uma carne super macia e um refogado de banana que era simplesmente divino! Comi muito! 🙂

Voltamos para a pousada para curtir o fim de tarde. E nessa hora, fizemos uma “passarinhada light”! Sentados em frente ao restaurante, ficamos observando e fotografando aves nos comedouros da pousada. Isso foi muito legal também. A Isabel deixa frutas em lugares estratégicos para que os hóspedes possam apreciar as aves. Uma das aves que vi – e não consegui clicar – foi o Trinca-ferro, uma ave que desapareceu de algumas cidades por ser muito caçada para ser presa em gaiolas. Foi um prazer ver uma ave dessas na natureza.

Pegamos um pouco de chuva nesse fim de semana. Mas isso não foi um problema. Dentro dos quartos tinha guarda-chuvas para que não nos molhássemos e a pousada é tem vários atrativos: jogos, sauna, piscina. Dá pra passar o fim de semana inteiro lá, sem precisar sair.

Blog Animal Chic 8

Blog Animal Chic 4

Blog Animal Chic 5

Blog Animal Chic 12

Blog Animal Chic 10

Blog Animal Chic 89

Nosso jantar foi no Restaurante Sauá, na pousada. Gente, que comida gostosa! Minha escolha de prato principal foi uma abobrinha recheada com berinjela gratinada. Vcs não acreditam no quanto isso tudo estava saboroso! Me dá água na boca só de lembrar. Mas é lógico que eu experimentei o prato do marido que era uma truta grelhada com nhoque de mandioquinha. Delicioso tb.

Domingo tb foi dia de passarinhada. E mais uma vez fomos surpreendidos pelo carinho e atenção do pessoal da Pousada Bicho do Mato. Como alguns queriam madrugar para não perder os passarinhos logo cedo, a equipe preparou um café da manhã reforçadíssimo, fora do horário da pousada, para que ninguém fosse passarinhar com fome. Fofo, né?

Essa era nossa turma…

Blog Animal Chic

Voltamos no domingo com um gostinho gostoso na boca e muita saudade do lugar e da equipe. Uma vontade enorme de repetir a dose e passar mais alguns fins de semana nesse lugar tão bacana. Matei a vontade de conhecer, mas ainda volto para curtir mais dias e mais passarinhadas na Pousada Bicho do Mato.

Se vc curtiu, veja mais fotos da Pousada no Facebook. E essa AQUI é a página do Restaurante Sauá.

Eu recomendo… Tenho certeza que vcs vão curtir muito.

E se vc quiser saber um pouco mais, acesso o blog Virtude, da Claudia que estava conosco na viagem. Ela fez um relato bem detalhado de tudo. Clique AQUI.

Beijos, Ju Diniz

Um lugar que tenho muita vontade de conhecer…

Já ouvi tanto à respeito da Pousada Bicho do Mato que morro de vontade de conhecer!

Já conversei muito com a Isabel, proprietária, e até hoje não consegui reservar um fim de semana para viajar para lá.

A Pousada Bicho do Mato fica em Gonçalves, Minas Gerais, mas é bem fácil de chegar. São cerca de 190 quilômetros de SP.

E todas as vezes que vejo as fotos do lugar, tenho mais vontade de conhecer… Sem dúvida, deve ser super agradável!

?????????????????????

Blog Animal Chic 2

Blog Animal Chic 3

?????????????????????

Blog Animal Chic 7

Blog Animal Chic 6

Blog Animal Chic 1

Blog Animal Chic 9

Blog Animal Chic 10

E o mais legal: o lugar é ótimo para passarinhar… 🙂

Blog Animal Chic 13

Blog Animal Chic 12

Blog Animal Chic 14

Blog Animal Chic 11

Quem sabe não rola antes do Nenezinho chegar, né?

Vcs conhecem? Contem pra mim o que acharam…

Beijos, Ju Diniz

 

Todas as fotos são do site da pousada.

#Passarinhei em Poços de Caldas – Jandaia-de-testa-vermelha

Eu já contei pra vcs que passei o fim de semana do Dia dos Pais em Poços de Caldas/MG, né?

Então, fiquei surpresa com a variedade de espécies que encontrei pelo centro da cidade. Tá vendo como, nem sempre, precisamos viajar para longe para passarinhar?

A cidade é repleta de surpresas!

Uma das aves que fotografei foi a Jandaia-de-testa-vermelha. Eu já tinha visto essa espécie em São José do Rio Pardo, mas essas fotos de Poços ficaram bem melhores!

DSCN1542

DSCN1546

DSCN1544

DSCN1541

DSCN1543

Se você quiser ver outras fotos que fiz dessa ave, é só acessar meu álbum no Pinteret.

Siga o painel Jandaia-de-testa-vermelha (Aratinga auricapillus) de Blog Animal Chic no Pinterest.//assets.pinterest.com/js/pinit.js

Beijos, Ju Diniz

 

Foto de Agosto/14.

#Passarinhei em Poços de Caldas – Periquitão-maracanã

Quando estive em Poços de Caldas/MG no fim de semana, encontrei esse Periquitão-maracanã no poste do semáforo!

Meu sobrinho que tem passarinhado comigo sempre que estou no interior adorou! Ele conseguiu fazer algumas fotos bem legais tb!

DSCN1522

DSCN1525

DSCN1521

Bonitão, não é?

Se quiser ver outras fotos do Periquitão-maracanã, é só acessar meu álbum do Pinterest.

Siga o painel Periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus) de Blog Animal Chic no Pinterest.//assets.pinterest.com/js/pinit.js

Beijos, Ju Diniz

 

Foto de Agosto/14