Como começar a passarinhar?

Eu já recebi muitas mensagens aqui no blog de pessoas que dizem que adorariam sair para uma passarinhada. Ao mesmo tempo, essas pessoas não conhecem nenhum observador de aves ou não sabem como poderiam começar a passarinhar.

Eu mesma achava que a atividade de observação aves estava muito distante de mim, que era coisa de biólogo ou cientista. E foi uma bióloga, a Martha Argel, a primeira pessoa que me disse que não era bem assim. Ela descobriu o Blog Animal Chic e me convidou para uma feira de Observação de Aves, o Avistar.

Minha cabeça perguntava: gente, que viagem é essa de observar aves?

Eu pensava que já era uma apaixonada pela natureza. Não fazia muito sentido pra mim na época essa coisa de Bird Watching.

E foi depois de conhecer esse pessoal que eu saquei que poderia conhecer muito mais sobre a natureza e, especialmente sobre as aves que sempre me fascinaram.

E depois que vc experimenta esse negócio de observação de aves, amigo, “perdeu, playboy”! É paixão na certa. Vc nunca mais vai conseguir andar por aí sem olhar para cima. Vc não vai mais conseguir viajar sem pesquisar quais aves habitam o lugar para onde vc vai. Não vai mais pensar em viajar para um lugar onde não dê pra dar pelo menos uma saidinha para passarinhar.

 

Mas e aí, como começar tudo isso?

Bom, observar aves é uma coisa muito simples: basta caminhar olhando as aves que estão ao seu redor. Na calçada, nos parques, nas estradas… você vai ver que cada tipo de área, de árvore, de vegetação atrai um grupo de aves diferentes. Vc vai sacando a época do ano que determinada ave é vista afinal, algumas migram. Outras simplesmente mudam seu comportamento e não são tão facilmente encontradas onde vc sempre as encontrava. E aos poucos, vc vai aprendendo mais.

Até que vc decide que é hora de sair para uma passarinhada séria… hahahaha

Eu quero dizer que vc resolve que quer fazer uma viagem bacana para ver aves diferentes das que vc observa aí, na sua cidade.

 

E aí? O que fazer?

A resposta é simples: você contrata um Guia!

No Brasil há excelentes Guias Ornitológicos especializados em cada região. E esse Guia vai te ajudar a escolher um destino e tb, a procurar e ENCONTRAR aves bacanas que habitam a região escolhida.

Um bom Guia pode deixar sua passarinhada muito mais legal… mesmo se a ave que vc busca estiver muito escondida ou não queira aparecer de jeito nenhum. Esse é sempre um risco, né? Não estamos lidando com atrações de um parque que estão lá para te entreter; basta pagar. Aves são livres e, por isso, podem decidir que não querem chegar mais perto para que vc as observe ou fotografe.

Por isso mesmo é bacana escolher um bom profissional. Ele vai conhecer tanto a região como as várias aves que vivem por lá, vai tornar o trajeto agradável e vai te ensinar um monte de curiosidades sobre elas.

Então, pra ajudar essa galera que me escreve perguntando como passarinhar, eu vou entrevistar alguns Guias Ornitológicos que conheço para que assim, vcs possam escolher o que tem mais a ver com vocês ou com a região que desejam visitar.

O primeiro Guia que vou apresentar aqui é o Demis Bucci, que tb conheci no Avistar. O Demis já atua como Guia desde 2012, e vai te levar para conhecer a Mata Atlântica do sudeste brasileiro.

Blog Animal Chic 2

Blog Animal Chic: Há quanto tempo vc guia pessoas em passarinhadas?

Demis Bucci: Desde 2012 quando me declarei guia-ornitológico. Vinha estudando desde 2008 e chegou uma hora em que decidi colocar o que aprendi em prática.

 

Blog Animal Chic: Em quais trilhas vc guia?

Demis Bucci: Atualmente estou com foco na região próxima ao Aeroporto de Guarulhos, Serra da Cantareira e Vale do Paraíba (Caçapava, Tremembé, São Luiz do Paraitinga e Campos do Jordão), mas também guio na região de Tapiraí (Trilha dos Tucanos), Ilha Comprida, Miracatu ou Ubatuba, Paraty.

Em resumo, Mata Atlântica do sudeste brasileiro com foco em São Paulo, algumas cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

Blog Animal Chic: Qual foi seu momento mais emocionante em uma passarinhada?

Demis Bucci: Já tive vários, mas o que mais marcou até o momento foi em uma passarinhada com um italiano em Ubatuba, onde podemos observar e fotografar um casal de Anambezinho no nível do olho e o macho fazendo o display para a fêmea. Foi surreal!

Blog Animal Chic 1

Blog Animal Chic: O que não pode faltar numa boa passarinhada?

Demis Bucci: Acho que melhor que as aves, precisa ter cantos, a mata precisa estar agitada, acho que isso que faz a passarinhada ser boa, você sentir que a mata está viva e nada melhor que o canto das aves para fazer você sentir isso. Claro que uma boa companhia também é importante, mas se a mata está silenciosa, todos ficam meio pra baixo.

 

Blog Animal Chic: Sua ave favorita? Vc já a encontrou/fotografou?

Demis Bucci: Não tenho uma ave favorita, todas são lindas e tem suas especialidades, mas… a ave que mais me chamou a atenção até hoje, foi o Uirapuru-laranja, quando vi pela primeira vez, foi por acaso. A ave veio até mim e se mostrou. Costumo dizer que, dentro da mata, o bicho BRILHA! No dia em que vi a ave, não consegui fotografar, mas no dia seguinte voltei ao local e finalmente consegui registrá-lo.

Blog Animal Chic

Blog Animal Chic: O que vc faz para tornar uma passarinhada bacana?

Demis Bucci: Sempre tento descontrair as pessoas com vários assuntos, sejam eles relacionados a aves ou não, conto curiosidades sobre a mata, sobre uma ave que estamos indo atrás, sobre a cidade, sobre o nosso comportamento.

 

Que tal? Se vc se interessou em conhecer as trilhas e aves que o Guia Demis Bucci pode te apresentar, é só entrar em contato com ele.

Telefones VIVO: (11) 97107 2916 | (12) 99660 5747 (Whatsapp)
E-mail: demis.bucci@gmail.com
FaceBook Page: demisguide

Bjs, Ju Diniz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s