O conhecimento ajuda na conservação!

Vocês sabem que eu sou uma observadora de aves e uma fotógrafa amadora da Natureza, né?

Miudinho (Myiornis auricularis). Foto feita no Horto Florestal de São Paulo/SP em Junho/14.

Miudinho (Myiornis auricularis). Foto feita no Horto Florestal de São Paulo/SP em Junho/14.

Agora, uma coisa que vcs não sabem é que, muitas vezes, eu e meus amigos passarinheiros fomos impedidos de fotografar em parques com nossas “câmeras grandes” e tripés.

Pois é… já fomos barrados por seguranças em parques da cidade de São Paulo por estarmos fotografando aves.

Socozinho (Butorides striata) fotografado no Parque Burle Marx em São Paulo/SP, em Abril/14, na companhia da amiga passarinha Claudia Komesu.

Socozinho (Butorides striata) fotografado no Parque Burle Marx em São Paulo/SP, em Abril/14, na companhia da amiga passarinha Claudia Komesu.

Essas restrições sem sentido deixam apenas um lado perdedor: a Natureza.

Esse blog nasceu com o objetivo de levar conhecimento sobre animais para que assim, a conservação deles fosse mais fácil, mais natural. Eu realmente acredito que uma das formas de incentivar a preservação da fauna e flora é levando conhecimento para a população. Afinal, é difícil cuidar de algo que você nem sabe que existe, né?

Garça-branca-grande (Ardea alba) fotografada no Jardim Botânico de São Paulo/SP, em Março/14, na companhia da amiga passarinha Claudia Komesu.

Garça-branca-grande (Ardea alba) fotografada no Jardim Botânico de São Paulo/SP, em Março/14, na companhia da amiga passarinha Claudia Komesu.

Vários parques nacionais e estaduais brasileiros são pouco conhecidos. Mesmo entre os conhecidos, na maioria deles os gestores não reconhecem a importância da fotografia e das redes sociais na divulgação e valorização de um local. Imagine só: há milhares de fotógrafos amadores, e alguns profissionais, fotografando a natureza todos os dias. E ao invés de serem incentivados pelos gestores dos parques, eles são barrados como eu fui várias vezes.

Mesmo sem apoio federal para isso, algumas pessoas querem ajudar, e agora temos a chance de influenciar em mudanças na forma como a população é tratada pelos gestores dos parques. O presidente do ICMBio, sr. Cláudio Maretti, abriu um canal de comunicação no Facebook dele. Muitas pessoas têm deixado seus depoimentos a favor das mudanças, da liberdade para fotografar e divulgar como acontece nos parques dos Estados Unidos.

Pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens) fotografado no ninho no Pq. Ibirapuera em São Paulo/SP em Agosto/14.

Pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens) fotografado no ninho no Pq. Ibirapuera em São Paulo/SP em Agosto/14.

Então, quero deixar um convite aqui pra vcs. Na verdade, é um pedido: ajude-nos a lutar por essa causa. Mesmo que você não seja fotógrafo ou observador de aves, venha participar, dizer que você é a favor da liberdade para fotografar, publicar, que você gostaria que os parques tivessem uma relação de parceria com a população, em vez de uma relação puramente autoritária.

O post já tem muitos comentários, mas cada um é valioso. O volume de manifestações a favor pode ajudar na decisão a favor das mudanças. Clique AQUI para deixar seu comentário.

Pernilongo-de-costas-brancas (Himantopus melanurus) fotografado no Parque Linear Nove de Julho, em São Paulo/SP, em Fevereiro/14.

Pernilongo-de-costas-brancas (Himantopus melanurus) fotografado no Parque Linear Nove de Julho, em São Paulo/SP, em Fevereiro/14.

Foi minha amiga passarinha Claudia Komesu quem me falou sobre essa causa e tb, quem me ajudou na elaboração desse post. A Claudia milita a favor da liberação da fotografia em parques nacionais há muito tempo. Orgulho dela!

Ela tb sugere a leitura dos textos abaixo… assim, vc fica conhecendo um pouco mais sobre o que tem sido feito com a Natureza, muitas vezes por falta de informação.

Sabia que mais de 5 milhões de hectares destruídos? Saiba mais AQUI.

Sabia que uma das razões da destruição desses mais de 5 milhões de hectares foi a construção das hidrelétricas? Saiba mais AQUI.

Cardeal (Paroaria coronata) fotografado no PET - Parque Ecológico do Tietê - em São Paulo, em Janeiro/14. Na companhia de Claudia Komesu, Luccas Longo e Rodrigo Poppiel.

Cardeal (Paroaria coronata) fotografado no PET – Parque Ecológico do Tietê – em São Paulo, em Janeiro/14. Na companhia de Claudia Komesu, Luccas Longo e Rodrigo Poppiel.

Conto com vcs! Pra gente poder continuar fotografando e dividindo com vcs a beleza da natureza!

Todas as fotos desse post foram feitas por mim em parques de SP que permitem (ou permitiam) a fotografia da natureza.

Beijos, Ju Diniz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s