Comprar ou não comprar? Eis a questão!

Esse é um blog de moda inspirado na Natureza. E, como apaixonada pela Natureza e também sou apaixonada pelo Planeta, e me preocupo com o caminho que temos trilhado com relação ao Consumo Exagerado e suas consequências. 

Comprar, comprar, comprar! São revistas, blogs, anúncios, comerciais, novelas, filmes… tudo te incentivando a comprar, comprar, comprar!

Mas e aí, para onde vai tudo isso que a gente compra? Lógico, para o guarda-roupas! Mas e depois? Quais são os males das compras em excesso?

No último SP.EcoEra, um evento de Moda Sustentável organizado pela Chiara Gadaleta do blog Ser Sustentável com Estilo, tivemos várias discussões sobre essa era de consumo exagerado em que vivemos. E sobre uma possível solução: os brechós que fazem com que uma mesma peça tenha uma “vida últil” muito mais longa! Ou seja, diminui a necessidade de se produzir mais, de se consumir mais, de se descartar mais!

lixo

Até então, eu não tinha o hábito de visitar brechós. Mas depois dessas discussões, confesso que mudei minha percepção.

Mas eu tenho minha forma de consumir menos, minhas regras para evitar desperdícios. 

E embora eu seja apaixonada por moda, eu tenho consciência de que não é qualquer moda que me cai bem! Conhecer bem seu corpo é a primeira forma de evitar “compras erradas”; dinheiro mal gasto e mais lixo no planeta! 🙂

Outra regra que sigo: evito comprar alguma peça na primeira loja, assim que experimento! Logo na primeira vez que a vi! Muitas vezes nos apaixonados por algo na vitrine, experimentamos e achamos perfeito! Mas se você der uma voltinha no shopping ou for almoçar, pode concluir que aquela peça não tem nada a ver com seu estilo! Ou não combina com nada que você já tem! E, de novo, você evita gastar à toa!

Mais uma dica?

Antes de comprar uma peça, monte em sua cabeça 5 possíveis looks com outras peças que você JÁ TEM! Por exemplo: você experimentou e se apaixonou por uma camisa laranja de bolinhas pretas! Peça difícil de combinar, né? Então, pense em 5 possíveis looks com suas próprias peças (não vale combinar com o short jeans que vc viu na arara da loja, OK?):

Primeiro: com aquele seu short jeans, sandália de salto, cinto preto e cabelo preso pra cima! OK!

Segundo: com minha saia-lápis preta, scarpin preto. OK!

Terceiro: com minha calça jeans, combinado com bota preta. OK!

Quarto: ???

Ops, essa camisa não combina com mais nada que você tem? Você vai precisar comprar outras peças para poder combinar com essa camisa laranja de bolinhas pretas? Então, não compre! 🙂 

Captura de Tela 2014-04-25 às 12.56.40

Te garanto uma coisa: você vai comprar muito menos se seguir essa regra básica!

Então, vamos para a vida real! Os dias estão esfriando e a gente começa a ver as vitrines tomadas por peças incríveis para o inverno! A gente sabe que o inverno – gostando dele ou não – é uma estação elegante, chique! E a gente também sabe que o inverno é caro! 🙂 E aí começam a surgir todas as peças “must have” da estação! 

Casacos, botas! Ui! 

Aí, você encontra uma peça que é a febre do momento: bota de cano baixo com recortes! Vamos pensar?

Captura de Tela 2014-04-25 às 12.25.16

A primeira pergunta você tem que responder com muita honestidade, sem se deixar levar por todas aquelas fotos incríveis que a gente vê nos editoriais das revistas: você tem esse estilo?

Se você tem um jeito mais romântico ou clássico, é melhor não apostar na tendência! Tendências passam, mas o seu estilo fica! 

Agora, vamos combinar? Vou dar aqui idéias de looks com essa bota e você vai dizer: é um “must have” no seu guarda-roupas, ou não?

2490114_504802ea9d29c90d11000024

291213-kylie

Outfit buckle boots balenciaga look a like+streetstyle+inspiration+trend

ife1

2e52aaf0055a7a34a7ea8c90793ab929

IMG_9079

cu11

co2

E aí, NO SEU CASO, é uma boa compra?

Beijos e ótimo fim de semana!

Ju Diniz

2 comentários sobre “Comprar ou não comprar? Eis a questão!

  1. Outro dia experimentei o da Luiza Barcelos e definitivamente não é meu estilo. Só compro o que realmente vou usar muitas vezes, pois já tive a experiência de comprar e depois me arrepender. A sorte foi que consegui vender. Aproveito para dizer que o livro chegou e é apaixonante!!! Depois mando uma foto com ele ;)…Super beijo!!!

    • Que máximo!!!
      Aproveite muito o livro, Grace!
      Essa coisa de comprar de uma forma inteligente a gente acaba aprendendo… depois de bater muita cabeça por aí! E, sempre que quero me desfazer de uma peça, uso o site Enjoei! Conhece? Vendo coisas lá!
      Beijos, Ju

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s