Vamos falar sobre consumo?

No mês passado eu estive no SP.Ecoera 03, um evento de moda com foco em sustentabilidade. Fui convidada pela Chiara Gadaleta, modelo, colunista e autora do blog Ser Sustentável com Estilo – um blog repleto de idéias bacanas para continuar na moda sem agredir o planeta!

ecoera

No evento, assisti uma Mesa Redonda sobre um assunto intrigante: o Pós-consumo! Eu até já falei sobre esse evento AQUI antes!

Toda a discussão sobre o Pós-consumo acendeu uma luz sobre a importância dos Brechós na construção de práticas de consumo mais sustentáveis. Mas, como assim?

02

Os Brechós são responsáveis por aumentar a vida “comercial” de uma peça, evitando que ela desapareça do mercado ao ser descartada por seu primeiro dono. Lógico que essa discussão toda não tinha a intensão colocar um fim na produção e venda de novas peças. De jeito nenhum! Novas marcas – e marcas antigas também – continuam e continuarão a lançar suas novas coleções. Isso movimenta o mercado e nosso guarda-roupas!

03

Mas é interessante saber que você pode movimentar um mercado de peças que seriam, simplesmente, jogadas fora! Dessa forma é possível tornar o consumo menos predatório e enlouquecido como é nos dias de hoje!

04

Também falamos muito sobre a qualidade das peças consumidas hoje em dia! Nos Brechós podemos encontrar peças perfeitas que foram produzidas há mais de 20 ou 30 anos. E esse estado de conservação não é só mérito da antiga dona, que cuidou bem da peça! É uma característica de produtos feitos com boa matéria prima, com acabamento de qualidade. Peças que realmente foram feitas para durar, para passar de mãe para filha! Diferente da “modinha” que vemos nos shoppings hoje em dia!

05

Com o lançamento desenfreado de novas coleções e tendências, creio que as marcas já não vêm mais valor em produzir peças que durarão por uma geração! Afinal, depois de 2 semanas as peças estarão datadas e você já vai estar enjoada!

06

Foi interessante, muito interessante!

E toda essa discussão me fez olhar para meu guarda-roupas com novos olhos!

Por isso lanço hoje, aqui no blog, uma nova tag: Consumo Inteligente e Consciente!

Aqui, vamos discutir preços, práticas, lançamentos. Vamos falar um pouco sobre como consumir e também, sobre como descartar uma peça de uma forma inteligente!

Acho que poderemos trocar idéias valiosas e aprender muitas coisas juntas!

Um beijo, Ju Diniz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s