Moda Sustentável! Mas como seria possível?

Quando pensamos em Moda e em tudo o que essa indústria representa, a primeira coisa que vem à cabeça é CONSUMO! E o consumo que tem sido estimulado nos últimos dias é insano, enlouquecido, irracional! Tendências-relâmpago geram desejos instantâneos! Queremos tudo o que nos mostram e queremos agora. E nos mostram muuuuitas coisas!

Poderia ser diferente?

Esta é uma das provocações que o SP.Ecoera 3 nos faz.

foto 2

O SP.Ecoera, evento criado por Chiara Gadaleta, reúne artesãos, estilistas e empresas que possuem produtos e projetos que promovam as questões sociais e ambientais do mercado da moda, beleza e gastronomia.

images

Em especial a terceira edição do SP.Ecoera tem como objetivo promover uma discussão sobre o pós-consumo. A idéia é discutir sobre o que vem depois da compra, sobre como podemos evitar o descarte de peças ou então, como podemos descartar de forma mais inteligente o que foi consumido!

Por isso, logo no primeiro dia do evento, aconteceu uma Mesa Redonda com o seguinte tema: “A importância dos brechós na economia local”. Participaram dessa discussão a Chiara, a Cathy (do brechó Toca da Cathy) e a Celia Tilkian (da ASA – Associação Santo Agostinho).

foto 5 (5)

Vários pontos de vista foram abordados nessa discussão. A Chiara, como consumidora, vê um diferencial nas compras em brechó. É exclusivo, pois você não encontra várias peças iguais como em uma loja convencional. Além disso, é sustentável. É uma forma de reutilização!

Já a Celia trouxe um aspecto social incrível do brechó criado pela ASA há cerca de 40 anos! Moradores das regiões vizinhas ao brechó compram à preços acessíveis uma nova roupa ou até um novo móvel para sua casa que, talvez, não conseguiriam pagar em uma loja convencional. E todo o lucro do brechó é revertido para a Associação Santo Agostinho que cuida de crianças e idosos! Vou fazer aqui um post especial sobre o projeto “Adote um Idoso” que a Celia mencionou lá, durante a Mesa Redonda.

specoera2

Cathy falou sobre a oportunidade de fazer um bom negócio! Em brechós como a Toca da Cathy, você pode encontrar itens de grife em excelente estado a preços muito mais tentadores que os preços das etiquetas das lojas!

specoera1

Foi uma discussão bastante interessante.

Ainda há muito preconceito quando se fala em brechó! As compras de objetos de luxo ou grife já são mais naturais. Porém, outras compras ainda estão associadas, em nossa cabeça, à objetos quebrados, feios, sujos ou carregados de “energia” do seu antigo dono!

O preconceito ainda nos impede de consumir de forma sustentável!

Mas é para isso que eventos assim existem! Para que discussões como essa sejam abertas e para que pessoas envolvidas com a moda e com um mundo melhor possam encontrar formas de estimular um consumo mais consciente!

Bom, além das Mesas Redondas e Workshops, o evento também tem apresentação de produtos e projetos sustentáveis, exposição de produtos artesanais e desfiles. Vou mostrar aqui algumas fotos, mas em outros posts vou falar mais sobre quem desfilou.

specoera

Os desfiles de hoje foram os seguintes:
Casa Juisi
Vanessa Montoro & Siuza Tornaque
Recman & Twins for Peace
Novelaria com curadoria de Cris Bertoluci
OKAN Benin

E esse foi só o primeiro dia! Amanhã e quarta tem mais!

specoera2

Quero agradecer de forma especial à Chiara que foi quem me convidou para esse evento!

Um beijo, Ju Diniz

Anúncios

3 comentários sobre “Moda Sustentável! Mas como seria possível?

  1. Pingback: Vamos falar sobre consumo? | Animal Chic

  2. Pingback: Você já ouviu falar na Alva Naturkosmetik? | Animal Chic

  3. Pingback: Comprar ou não comprar? Eis a questão! | Animal Chic

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s