A balada dos Sabiás-Laranjeira!

Moro em São Paulo, capital. Uma cidade que amo muito, com muitas coisas boas, mas com um baixíssimo índice de tolerância! Talvez pela imensa oferta de serviços e produtos, fomos mal-acostumados. Tudo precisa ser rápido, precisa estar perfeito.

A cidade nos fez extremamente exigentes. E como tudo na vida, essa característica tem seu lado bom e seu lado ruim… O lado bom é que buscamos constantemente melhorar! O lado ruim é somos “reclamões” profissionais! Somos chatos! Preciso admitir: também reclamo e sou chata! 🙂

Por que estou escrevendo tudo isso?

Porque li uma matéria na Folha de São Paulo que foi, no mínimo, curiosa sobre o canto dos sabiás-laranjeira durante a madrugada – para ler a matéria, clique aqui!

sabia2Há pouco tempo, aprendi com amigos biólogos que nessa época do ano, a ave canta durante a madrugada para demarcar seu território e também para conquistar sua fêmea! É Primavera, a época do amor entre os sabiás-laranjeira!

E como sou uma pessoa que passa muitas noites em claro – não estou na balada, viu? É só insônia – já ouvi muito a cantoria do bichinho lá fora!

sabia1

É alto! Muito alto! E é lindo também!

Passei minha adolescência numa cidade do interior – São José do Rio Pardo – e lá, não ouvia ou via essa ave com frequência. Mas aqui em SP, nessa cidade rodeada por cimento, eles estão por todos os lados! Adoro observá-los! Fico feliz da vida quando eles visitam o jardim do Bistrô DETRICH e cantam para mim e para minhas clientes! Que presente!

sabiá

O que me assustou mesmo na matéria foi saber que pessoas se incomodam com a “balada” do passarinho!

Por favor! Precisamos exercitar nossa tolerância! Precisamos de um pouco de bom humor! Precisamos aprender a ver a vida de um jeito mais bonito, mais alegre!

Tem tantas coisas em São Paulo que nos tiram o sono… por que reclamar do canto de uma ave?

Quantas vezes não somos acordados por caminhões recolhendo caçambas? Ou por funcionários da prefeitura ou prestadoras de serviço fazendo manutenção nas calçadas, postes e ruas? E a violência que acaba com nossa liberdade de ir e vir e nos deixa com medo na hora de chegar em casa à noite? E de dia também!

Acho que há muitas coisas nessa cidade pelas quais precisamos lutar para mudar! Sem dúvida, o canto dos pássaros na madrugada NÃO é uma delas!

Acho que essa é uma das maiores riquezas que essa cidade tem. Afinal, em meio a prédios e muito concreto, podemos observar sabiás-laranjeira cantando livremente por aí!

Um beijo para todos e boa noite!

E lembrem-se: se estiver acordado por volta das 3h da madrugada, abra a janela e celebre a primavera com os sabiás-laranjeira!

Ju Diniz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s